quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Era uma vez...teatro


Em Abril de 1997, o grupo recém-formado estreou o seu 1º espetáculo “o sonho de um mendigo” este espetáculo foi apresentado exclusivamente ao universo da APPC.
Rapidamente, se percebeu que este projeto poderia alcançar objetivos artísticos, sensibilizando a sociedade para as capacidades das pessoas com deficiência, assim a partir de 1998, este grupo começou a produzir anualmente duas produções, esta companhia tem nestes últimos anos como objetivo geral o desenvolvimento de atividades no âmbito da sensibilização, formação, pesquisa, experimentação, promoção e produção de eventos artísticos. Assumindo-se como um espaço ergonômico que facilite o intercâmbio com outras instituições e artistas emergentes.
Até agora caminhamos a alta velocidade, em 15 anos de vida produzimos 22 criações artísticas. Cabe-nos neste momento, abrandar e entrar num período de reflexão, questionar quais as próximas metas atingir.
O teatro é uma atividade artística milenar. As transformações que o mundo sofreu em 100 anos reduziram o público potencial do teatro tradicional. O teatro também mudou, por isso, sem queremos valorizarmo-nos, também nos cabe tornar esta mudança dinâmica, não permitindo que se mantenha estática.
 O “Era uma vez …teatro “pretende continuar a impor-se pela qualidade e pela e complexidade nas suas dramaturgias, trabalhando assim para sensibilização de públicos para a capacidades artísticas da pessoa com deficiência e para uma sociedade mais inclusiva. Só com a mudança de mentalidades, nos poderemos impor artisticamente. O teatro, não deve dar respostas, deve levantar inquietações, cabe ao público descodificá-las. O teatro deve despertar no público emoções e sentimentos, pensamos ter atingido esse objectivo.
A nossa metodologia passa por a realização de trabalhos reflexivos e de exploração estética e poética que se tornam referência fundamental para a apreensão e compreensão de diversos aspetos da área teatral, quer na exploração de temáticas propostas que passam pelo período de processo criativo.
O nosso trabalho baseia-se no teatro experimental, no improviso e no teatro contemporâneo.
A exploração do próprio corpo dá ao indivíduo (ator) uma ferramenta para melhorar a sua postura perante a vida
Trabalhamos clássicos, adaptando e desmembrando-os levando cada ator a experienciar os seus próprios limites, físicos e psíquicos. A diferença está definitivamente marcada pela diversidade dos atores e pela sua intervenção artística.